Visite nosso faceArtCulturalBrasil

UMA CIDADE SEM MEMÓRIA CULTURAL É UMA CIDADE SEM FUTURO HISTÓRICO

LER COMENTÁRIOS



Essa que um dia foi a professora, um dia a diretora, hoje brinda seus leitores e esse ex-aluno com essa poesia profunda e comovente. Meus parabéns, Maria Granzoto.
Por Luís Carlos Carranza em Maria Granzoto - Primeiras Palavras às 21:18


Parabéns, muito bom, realmente demais. Daniel Brandao. http://danbrandao.blogspot.com/  
Por danbrandao em Trovas Inesquecíveis (para colecionadores) às 12:23


Existe uma nova forma de soneto, o Soneto Brasileiro.
Eis um exemplo

Trombetas

Após alguns dias apenas de comprada,
Quando já eras nascida, porém, fechada,
Comecei a sentir seu som pela narina
Ao chegar perto para em aberto vê-la
E observar o seu levantar de saias

E naqueles roxos tecidos sobrepostos
Se vêem os viveres não só seus, mas nossos
Nos panos abaixo dos seus panos mais rasos,
Dentro dos quais se veriam todos os passos

Pois abaixo do círculo calmo que dá ar
Ao som refreado de chuva que em tu há
Se vê suas línguas finas serpentear.

Nestes instrumentos de nome angelical
Há clara a cor daquele que os suporta.

Por Bunito  em  Sonetos Brasileiros Populares II às 22:06

Parabéns, ArtCulturalBrasil, que no dia de hoje, 20 de janeiro de 2011, completa dois anos espalhando cultura da maior qualidade! O trabalho de seus dirigentes e, em especial, do poeta José Antonio Jacob propagou a Cultura Literária em dois anos, o que muitas escolas brasileiras não fazem e nem fariam em cinco anos! Aceitem,pois, meu respeito e crescente admiração!
Por Maria Granzoto em 2º Aniversário às 17:18

A cultura deve ser preservada a todo o custo. Por isso peço desculpa por vir ocupar este espaço que é seu para, juntos, divulgarmos os IX JOGOS FLORAIS DE AVIS, cujo regulamento já se encontra disponível em http://www.aca.com.sapo.pt/  Obrigado. Fernando Máximo/Avis
Por amigos do concelho de aviz - associação cultural em 2º Aniversário às 15:43

Agradeço, com a maior pureza da minh`alma, com toda a singeleza do meu coração, aos ilustres leitores amigos que aqui postaram seus comentários! São manifestações como essas que nos fazem prosseguir na caminhada, por mais pedregoso possa ser o caminho! Especialmente, o literário. O sucesso do blog se deve, sem sombra de dúvidas, aos poetas e à poesia brasileira, aos colaboradores e equipe ArtCulturalBrasil, que não aparecem porque estão nos bastidores! Maria Granzoto.

Estimada Antonia Gandarela agradecemos sua atenciosa mensagem de incentivo.
Com votos de saúde e paz,
Por ACB às 11:26

Poetas José Antônio Jacob e Maria Granzoto, recebo mensagens do ArtCulturaBrasil desde sua criação...(2 maravilhosos aninhos - parabéns)no entanto,não havia tido tempo para conhecê-lo melhor como o faço agora,mesmo sendo 2:15 da manhã de 17/01/2011, estou em férias, maravilha! Assim, vou descobrindo as coisa boas que tenho recebido dos amigos e podido apreciar tão belos poemas! Parabéns e felicidades aos organizadores e paricipante! Beleza de trabalho! Beijos a vocês Jacob e Maria Com carinho e admiração, Antonia Gandarela.
Por Anônimo em 2º Aniversário em 17/01/11

Caros Vinícius e Irani Gennaro, agradecemos o carinho de vocês.
Por ACB (ArtCulturalBrasil) às 14:30

Olá, gente linda! Faço minhas as palavras do Vinício, pois eu também espero poder participar da comemoração de muitos outros aniversários. Um super abraço com votos de alegria infinda. Parabéns a todos so participantes e um beijo na alma de José Antonio Jacob e Maria Granzoto. Com eterno carinho da fã Irani Gennaro.
Por Irani em 2º Aniversário às 13:50

Parabéns ao Arte Cultural Brasil pelo seu segundo aniversário. Espero poder participar da comemoração de muitos outros. Como sempre digo, é muito importante termos na internet instrumentos que disseminem a cultura. Sucesso a todos! Um grande abraço de Curitiba

Saudações! Gostaria de parabenizá-lo pelo espaço e convidá-lo a conhecer o Blog: Enquanto isso, no Mural da Felícia. feliciassantos.blogspot.com O Mural é nosso. Sucesso e um ano repleto de energias positivas!
Por Felicia Bastos em PÓS-MODERNISMO no Brasil em 08/01/11

A poesia "Natal na Rua da Miséria" soa aos nossos ouvidos como carrilhões bélicos, se lida em voz alta, e se assemelha à trevas do Inferno, se lida em silencioso respeito à miséria alheia; como distinguir entre os maltrapilhos que disputam um churrasco de ratazanas seres humanos como nós? Lá, entre as sombras das noites que a tudo disfarça, se escondem por becos e ruas fétidas sombras de gentes que copiam os fantasmas das óperas bufas. Eis o belo quadro que o nosso sistema social apresenta como um espetáculo não pago aos olhos que passam sem "ver" a verdade de um país nocivo a esses párias. Na verdade, miséria alguma dá Ibope... Engano engenhoso de um títere mal assombrado que cruza nossos céus em um super jato; ele tirou da miséria o seu índice de 87% de popularidade e posa, diante de câmeras de TVs, como um falso Napoleão tupiniquim em cuja mesa, em seu Palácio, farta se acha de guloseimas para os amigos da hora. E os jornais estampam as TVs gritam a todo pulmão e as revistas alardeiam: "Temos o nosso estadista maior, o melhor Presidente que o país já viu nascer, o amigo dos pobres que acabou com a pobreza dentro dos limites de nossa pátria." Onde, pois, colocar esses "artistas" que fingem a fome, que pervagam as noites à cata de "comida" e, não a achando, se satisfaz a um churrasco de ratazanas? Pode ser um texto exagerado? Um texto para abalar as estruturas sociais, só por brinquedo? Não! Na famosa seca nordestina de 1898, meu avô Machado e seus filhos caçavam calangos e lagartixas, que viviam em mangueiras, para se alimentarem. Ratos são comidos na China, normalmente. Por que não num Brasil de fome escondida, de misérias escamoteadas e de falta total de vergonha de nossas autoridades? Grande esse poema porque traduz a verdade absoluta da atual situação desse nosso Brasil, mais uma vez enganada pela mídia mal intencionada e disposta a receber em suas mãos as verbas "tapa bocas" que o atual governo distribui a mancheias.
Por Anônimo em Natal na Rua da Miséria (comentado) em 28/12/10

Certo, Steve! Agradecemos seu convite e enviamos votos de Boas Festas.

you are invited to follow my blog
Por Steve Finnell em Natal na Rua da Miséria (comentado) às 17:34

Parabéns pela iniciativa do site. Num país onde a educação é colocada em plano secundário, é muito gratificante ver a luta de pessoas que sabem que a cultura e a educação são o único caminho para nossa nação.

muito bom esse texto sobre o pos modernismo!
Por Anônimo em PÓS-MODERNISMO  às 13:29

Agradecemos os comentários deixados e solicitamos, quando possível, deixar e-mail para enviarmos qualquer atualização no texto mencionado.

Juiz de Fora, MG., EM 14 DE NOVEMBRO DE 2010. Jose Alves Junior é o meu patrono na academia Juiz-Forana de Letras. Quando tomei posse na cadeira no. 08, 26 de novembro de 2OO4, desta Academia pesquisei um pouco sobre este jornalista/poeta. A minha apologia foi simples, não tive tempo para aprofundar-me nos seus escritos. Posteriormente fui agraciado pelo escritor, ALMIR DE OLIVEIRA , com mum livro de Cleonice Rainho, um florilégio sobre AlvES Junior A cidade de JF HOMENAGEOU o escritor num bairro cuja rua tem o seu nome. Todos os seus trabalhos são admiráveis, contudo, a poesia DEUSA despertou-me a atenção de forma muito especial:

" Essa por quem minha alma se extasia,
nos arroubos extremos da paixão.
Essa que traz nom olhar toda a magia
dos mais ricos templários da ilusão.

Essa que encarna a doce nostalgia
dessa líricas tardes de verão.
Essa que é a predileta fantasia
das fantasias do meu coração;

Busca, debalde o mundo conhece-la.
E só logra saber que ela é uma estrela.
Que , a caminho da glória me conduz .

Mas eu não sou avaro e aqui digo:
- Essa DEUSA que sempre andou comigo,
ÉS TU POESIA, ESPLENDOROSA LUZ!

Por Cesar Olimpio Ribeiro Magalhães em Alves Júnior às 12:45

concordo com vc querida, a humanidade sem literatura não teria graça nenhuma. estou estudando sobre a mesma e esse texto ampliou meus conhecimentos.obg.
Por kimbelly regina em Quinhentismo no Brasil I às 18:56

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.
Por maybe em Politicamente Poético em 02/11/10

Sou professora na EE Paulo Eiró, estamos em busca de materias sobre a história da nossa tão querida escola...fotos antigas, relatos de ex alunos e funcionários ajudarão muito na preservação histórica. Abraços, lucia_adao@hotmail.com  Por Anônimo em Paulo Eiró em 28/10/10 

gostei muito desse blog que foi lançado.nos auxilia mto nas psquisas da escola
Por Anônimo em Condoreirismo 2 às 20:44

Caro leitor. Concordamos que a poesia deve ser lida, compreendida e experimentada, não apenas nos momentos de dúvida, mas em qualquer ocasião onde se emite idéia e opinião próprias, por isso devemos continuar experimentando, lendo e interpretando poesia, para que nossas palavras não se tornem indispensáveis quando precisarmos fazr comentários sobre textos poéticos alheios. Também é inevitável entender as figuras de linguagem que voam nos versos e nas estrofes, pois que sem essa percepção a poesia se tornará tão vazia quanto as palavras semitonadas da análise feita por essas palavras sem tom de linguagem poética. A Poesia é necessária, mas precisa de leitores que tenham o mesmo nível de suas necessidades, sejam eles chulos ou eruditos. Agradecemos seu valioso comentário e desejamos tudo de Bom
ArtCulturalBrasil

(...) “E em torno dela indagará o povo: - Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes? E ela lhes dirá (É preciso dizer-lhes tudo de novo!) Ela lhes dirá bem devagarinho, Veja mais... para que não esqueçam: — O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…” (In Esperança, Mário Quintana)
Por acb em Politicamente Poético às 16:32

Maria, precisamos lembrar de Rilke "só não se esqueça que a vida tem sempre razão". Quando quero me desesperar com a política, lembro dos poderosos de 22, tentando afrancesar o Brasil e botando sambista na cadeia. E quem se impôs foi o sambista e os franceses morrem de inveja. Oswald e Mario já sabiam, e eram ridicularizados por dar importância àquela música chula. Nos momentos de dúvida experimente poesia. http://papopoetico.blogspot.com/ A Poesia é necessária Tudo de bom
Por PapoPoetico em Politicamente Poético às 12:11

Jorge de Araújo foi um grande poeta.Seus poemas marcam intensamente os corações e vidas!
Por Anônimo em J.G. de Araújo Jorge às 12:20

Bom dia!!! Sou funcionária da E.E. Paulo Eiró. Fiquei emocionada ao ler o reláto da triste, embora linda, história do escritor. Minha filha cursa a primeira série na escola e terei um imenso prazer em repassar-lhe , o que aqui aprendi. Coloco-me a sua inteira disposição, no sentido de contribuir nas comemorações do centenário. simonemontesuema@com.br 
Por simone em Paulo Eiró em 28/09/10

Emocionada com maior intensidade do que sempre sou, venho a público manifestar as mais sinceras congratulações ao Poeta José Antonio Jacob e a todos os dirigentes do blog ArtCulturalBrasil pela brilhante e merecida conquista obtida com o nível no PageRank do Google! Para quem entende um pouco ( ou muito ) do assunto, sabe que tal meritória assemelha-se a ser o vencedor numa copa mundial. Em se tratando de Literatura, o mérito é ainda inigualável! Justa porque verdadeira! Veritas! Maria Granzoto
Por Maria Granzoto em Veritas em 15/09/10

'após muitas pequisa encontrei este plog maravilhoso faço parte de cia teatral estamos montando uma peça sobre Paulo eiro ... quem quizer conhecer o grupo ... transfoorme@hotmail.com www.grupotransfoorme@hotmail.com
Por Grupo Transfoorme em Paulo Eiró em 02/09/10

We'd like to thank your visit in our website. Your posts are really important for us. It's going to be a pleasure to visit your blog and post our feelings! Thank you so much!
Por Maria Granzoto em Sonhando... em 27/08/10

eu adorei os poemas de castros alves!!!!!!!!
Por Anônimo em Castro Alves em 25/08/10

Hi,how are you today?I have surfed your blog serveral times, your blog is great and having a lot of intresting things. If you have time, you can visit my blog and feel free to give me some comment, more important thing is being my follower! Thank you very much. (My blog is sharebooksreview.blogspot.com)
Por Jack Kung em Sonhando... em 24/08/10

Muito bom mesmo, bem completo explicando tudo direitinho. Muito obrigado!
Por Lucas em Parnasianismo - Maria Granzoto em 22/08/10

Simplesmente...MARAVILHOSO!!! Um presente para todos aqueles que amam a Trova, assim como EU. Quando a inspiração lhe acena, o bom trovador se expande. Numa Trova tão pequena, faz um poema tão grande! Abraços Trovadorescos; Ademar Macedo.
Por Anônimo em Escola Juiz-forana de Trovas em 11/08/10

Bacana achei bem explicado esse assunto sobre Barroco
Por rammy em Barroco Brasileiro I em 02/08/10

Obrigada, amigos, pelos comentários! Mas que seria da humanidade se não existisse a Literatura? Creio até que deveria ser ministrada aos mais rudes: quem sabe não abrandaria seus corações?
Por Maria Granzoto em Quinhentismo no Brasil I em 02/08/10

parabéns o conteudo estar maravilhoso adoro literatura
Por Anônimo em Quinhentismo no Brasil I em 30/07/10
E o Realismo no Brasil? Está fazendo falta!  ( Agradecemos a sugestão - consulte Realismo)
Por Maria Granzoto em PÓS-MODERNISMO  em 18/07/10

Gosto muito dos artigos de seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática online.Emily Nascimento
Por Consultora Educacional em Romantismo II - Ruth Olinda em 16/07/10

Página para se guardar, sonetos de altíssima qualidade, métrica perfeita, rimas sonoras e palavras doces.
Por Áurea M. em José Antonio Jacob em 29/06/10

Olá gostaria de convidá-lo a conhecer meu trabalho através do blog Ecos do Teleco Teço (WWW.ECOSDOTELECOTECO.BLOGSPOT.COM) . Grande abraço e sucesso com sua proposta !! Axé
Por Fábio em Quanto Tempo nos Resta? em 24/06/10

essa historia é mt interessante , cada vez que eu leio eu quero saber mais sobre ele
Por Anônimo em Escola Baiana em 11/06/10

Prezado Israel! Com um dia de atraso motivado por questões particulares, seguem as minhas considerações sobre o seu questionamento “qual é a critica do poema: Aceitarás o amor como o encaro?” Posso dizer-lhe que esse poema faz parte da primeira fase da poesia de Mário, no qual se notam resquícios parnasianos: rimas, ritmo, etc. Mais tarde, Mário abandona essas formas para assumir o verso livre em seus poemas. Lembrando que se trata de um soneto. É um poema sensual e muito lindo. Não temos por hábito realizar análises solicitadas pelos leitores do Blog, visto que o objetivo do mesmo é difundir a Cultura e a Literatura, suscitando nos leitores a curiosidade e o prazer literário. Sei que não é o seu caso, mas já vivi situações em que a resposta a certos questionamentos foram utilizados em trabalhos de graduação e pós graduação. Posso adiantar-lhe que cada pessoa vê, sente e idealiza o amor conforme os seus sentimentos e o seu caráter. Assim, a maneira como encaramos o amor pode não ser Veja mais... aquilo que o ser amado espera ou esperava que o fosse. Espero que prossiga na sua curiosidade cultural das descobertas de sentidos que se escondem e permeiam cada poema! Parabéns e obrigada mesmo!
Por Maria Granzoto em Mário de Andrade em 07/06/1

qual é a critica do poema: Aceitarás o amor como o encaro?
Por israel em Mário de Andrade em 06/06/10

FANZINE EPISÓDIO CULTURAL O Fanzine Episódio Cultural é uma publicação bimestral sem fins lucrativos distribuído gratuitamente em várias instituições culturais. De acordo com o editor e poeta mineiro Carlos Roberto de Souza (Agamenon Troyan), “o objetivo é oferecer um espaço gratuito para que escritores, poetas, atores, dramaturgos, artistas plásticos, músicos, jornalistas... possam divulgar a sua arte”. Sobre o editor: 1964: Nasce em Machado-MG 1966: Muda-se para São Paulo/SP, onde surge sua paixão pelo Cinema. 1995: Retorna para Machado, passando a pesquisar a trajetória do Cinema local. 2005: Edita a Revista do Cinema Machadense (1911-2005) 2006: Compõe três letras gravadas pela banda finlandesa “Força Macabra” 2008: Lança o livro “O Anjo e a Tempestade” sob o pseudônimo Agamenon Troyan. 2008: Edita o Fanzine Episódio Cultural 2009: Edita o Jornal Ciclone 2010: Novo membro da Academia Machadense de Letras Contatos: E-mail: machadocultural@gmail.com MSN: machadocultural@

De fato, os prezados comentaristas estão com toda a razão, certamente encharcada pela emoção que os poemas de Cora Coralina provocam em nós, seus admiradores. Basta ler o poema "Das Pedras" para ver o retrato da superação que foi o seu caminhar. Bem o disse Iza: "tardiamente reconhecida...", mas a tempo de podermos nos espelhar no seu exemplo de vida. Isso prova que para ser culto, não basta apenas um mero diploma...
Por Maria Granzoto em Cora Coralina em 17/05/10

Muito boas as poesias de Cora Carolina uma excelente autora que é um exemplo de vida para todos.
Por manoel Juraci Melo da Silva em Cora Coralina em 17/05/10

- No qual os pensamentos frenéticos correm em busca das verdadeiras argumentações "cosmo a pé" - 
Por Diego Cosmo em Minha Mãezinha em 09/05/10

O soneto “Minha Mãezinha” do poeta José Antonio Jacob, a iniciar pelo título, expressa o enorme carinho que um filho sente por sua mãe. Parece contraditória tal afirmação, pois o diminutivo traduz grandiosidade de sentimentos! Alguns dos autores de Gramáticas Normativas ressaltam que o morfema indicador de grau diminutivo pode admitir diferentes valores. Rocha Lima afirma que “em regra, os diminutivos encerram idéias de carinho; e nada mais importante no dia de hoje do que a expressão do carinho e gratidão que todos sentimos por nossas amadas mães, estejam aqui conosco ou habitando em outras esferas! Linda a homenagem , poeta Jacob! Que sirva de exemplo para tantos desnaturados que, sequer, felicitam suas mães nesta data especial!
Por Maria Granzoto em Minha Mãezinha em 09/05/10

Mais uma vez solicitamos aos distintos leitores que se identifiquem ao postarem seus comentários. Atenciosamente, ArtCulturalBrasil
Por acb em Quinhentismo no Brasil II e  Escola Juiz-forana de Trovas em 04/05/10

Como é sabido, não existia uma literatura efetivamente brasileira. Havia a Literatura dos viajantes (mercantilistas) e a Literatura dos Jesuítas (de fins catequéticos).Conforme consta na parte II,corresponde às seguintes obras e autores:- Pero Vaz de Caminha: Carta ao rei Dom Manuel;- Pero de Magalhães Gandavo: História da Província de Santa Cruz ( 1576 ) e Tratado da Terra do Brasil ( 1570 );- Gabriel Soares de Souza: Tratado Descritivo do Brasil ( 1507 );- Ambrósio Fernandes Brandão: Diálogo das Grandezas do Brasil ( 1608 );-Pero Lopes de Souza: O Diário de Navegação;-Pe. Fernão Cardim: Narrativa Epistolar e Tratados da Terra e da Gente do Brasil;-Pe. José de Anchieta: Auto da Pregação Universal; Auto da Festa de São Lourenço; Na Visitação de Santa Isabel; De Gentis Mendis de Saa;De Beata Virgine dei Mater Maria;- Pe. Manuel da Nóbrega: Diálogo sobre a Conversão dos Gentios;- Frei Vicente do Salvador: História da Custódia do Brasil;- Juan Diaz: Lisuarte de Grécia;= Feliciano da Veja mais... Silva: Amadis de Grécia , Florisel de Niqueia e Silvesde La Selva, dentre outros. Outrossim, peço desculpas pela demora na resposta, pois encontrava-me ausente da residência.
Por Maria Granzoto em Quinhentismo no Brasil II em 03/05/10

A literatura de informaçao corresponde as que obras ?
Por Anônimo em Quinhentismo no Brasil II em 02/05/10

Agradecemos a Ana Maria Machado da Costa, dirigente do blog "Meus Momentos", que apenas com duas palavras disse o todo de tudo! Obrigada, Ana! Pelo seu perfil sabemos que a sensibilidade a acompanha desde que nasceu. Assim, a Literatura jamais lhe seria indiferente!
Por Maria Granzoto em PÓS-MODERNISMO  em 25/04/10

amo tudo....
Por meus momentos em PÓS-MODERNISMO  em 24/04/10

Agradeço as tão contundentes e elogiosas palavras da grande crítica literária e escritora Lígia Antunes Leivas, o que torna ainda maior a nossa responsabilidade em relação à Literatura e ao Blog ArtCulturalBrasil. Agradecimentos extensivos a Luiz Alberto Machado pelas apreciações e incentivos! O mundo carece de Literatura! E o trabalho deste blog e seus dirigentes é digno dos mais efusivos aplausos pela dedicação à Cultura! Sinto-me deveras honrada em aqui estar, ajudando a disseminar poetas e suas produções, neste mundo tão alienado do Saber!
Por Maria Granzoto em Modernismo no Brasil em 12/04/10

Tudo muito maravilhoso por aqui, parabens. Indicarei nas minhas páginas. Aguarde. Beijabrações www.luizalbertomachado.com.br
Por Luiz Alberto Machado em Modernismo no Brasil em 10/04/10

Maria Granzoto é grandiosa! O bem que ela está fazendo aos leitores deste blog não há como dizer de sua magnitude... faltam palavras... BRAVOS, MARIA ! Daqui do fim do Rio Grande do Sul me ponho em pé para te aplaudir neste trabalho imbatível! Beijos, abraços líricos, Lígia Antunes Leivas
Por lilu em Modernismo no Brasil em 10/04/10

Cora poesia, tão forte em sua fragilidade. Porta voz dos conterrâneos. Tardiamente reconhecida por seu talento literário. Exemplo de perseverança.
Por Iza em Cora Coralina em 26/03/10

2010 O GRUPO ESCOLAR DE SANTO AMARO E HOJE EE. PAULO EIRÓ, SITUADO A RUA: PADRE JOSÉ MARIA,Nº 210, (AO LADO DO TERMINAL DE SANTO AMARO), ESTARÁ COMPLETANDO 100 ANOS DE EXISTÊNCIA. A ESCOLA ENGAJADA NO PROJETO DO CENTENÁRIO DA EE. PAULO EIRÓ PEDE A TODOS AQUELES QUE AQUÍ ESTUDARAM OU TRABALHARAM E QUE POSSUEM ALGUM TIPO DE DOCUMENTO OU FOTOGRAFÍAS, QUE NOS ENVIEM PARA A PRESERVAÇÃO DE NOSSO ACERVO,E PARA QUE POSSAMOS DEIXAR REGISTRADOS PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES A HISTÓRIA DESTE QUE FOI A PRIMEIRA ESCOLA PÚBLICA DE SANTO AMARO. GRATA DUCI WEISS paulo.eiro@yahoo.com.br
Por centenário paulo eiró em Paulo Eiró em 02/03/10

Prezada Vera, obrigada pelas considerações. Fique à vontade para postá-lo em seu Blog! Agradeço ao ArtCulturalBrasil pelo apoio. Maria Granzoto
Por Maria Granzoto em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 22/02/10

Adorei o poema "amor em silêncio", pois é assim que vivo, um amor em silêncio. E desde já solicito permissão para postar no meu blog re-nascer.blogs.sapo.pt Vera
Por vera em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 21/02/10

Caríssimo Poeta Jacob, só pela amostra dos novos poemas que recebi nos últimos dias, já tive a certeza de que virá mais um lançamento de extremo sucesso. Parabéns pelos novos sonetos! Aproveito para agradecer ao ArtCulturalBrasil pela divulgação e pelo carinho a mim dedicado. A todos, a minha admiração e o meu respeito, Marise Ribeiro
Por Marise Ribeiro em José Antonio Jacob em 21/02/10

Parabéns ao poeta Jacob pelo lançamento de seu novo livro que, certamente em breve se esgotará! O empobrecido Brasil precisa da sua Literatura, poeta! Agradeço ao ArtCulturalBrasil pelo apoio e comunicado! Maria Granzoto.
Por Maria Granzoto em José Antonio Jacob em 20/02/10

Estimada e ilustre Poetisa Efigênia Coutinho Honrados por suas palavras,agradecemos em nosso nome e da professora Maria Granzoto, que se encontra em viagem. Com especial consideração Lineu Roberto de Moura - Presidente da ArtCulturalBrasil
Por acb em Humberto de Campos em 09/02/10

Meus cumprimentos a você Maria Granzoto da Silva, pela importante postagem deste grande escritor Humberto de Campos, que tão bem soube deixar seu legado poético para a eternidade, com admiração, Efigênia Coutinho
Por Efigênia Coutinho em Humberto de Campos em 02/02/10

Caro Jacob, obrigado por divulgar meu site. Peço, por favor, atualizar o endereço acima divulgado, pois houve uma pequena alteração. O válido agora é: www.falandodetrova.com.br/site/jacob Obrigado, parabéns pela blog José Ouverney
Por Anônimo em Falando de Trovas em 23/02/10

Querida Cindy, adorável menina de quase 7 anos! Sua cartinha demonstra que você já está quase uma mocinha de 7 anos, com uma inteligência superior à sua idade. As 3 crianças simbolizam exatamente o que você interpretou, parabéns! Também gostamos muito da poesia do poeta Jacob e temos certeza de que ele ficará muito emocionado quando ler esta sua mensagem, assim que voltar da viagem onde foi tratar do seu dodói. Beijos de todos aqui da ArtCulturalBrasil.
Por acb em 1º Aniversário em 01/02/10

Eu sou uma menina de quase 7 anos. Por causa do meu poeta preferido, que é o poeta Jacob, sempre venho visitar este blog porque quero ler mais poesias agradáveis, aquelas que criança gosta, como a dos bonequinhos, florzinha e mais outras. Estou escrevendo para dizer a todo mundo que achei muito bonito o aniversário do blog porque colocou 3 crianças, querendo dizer que a poesia, quando é agradável, não tem idade. Pode ser para crianças, jovens e anciãos. E que pode ser para qualquer raça. A negra, a branca e amarela. A branca sou eu com os meus bichinhos de pelúcia. As outras crianças eu não conheço. Também gostei que mostraram a mulher - que sou eu - e o homem - que são os meninos. Acho que é para dizer que a poesia pode ser de todos. Só fiquei com água na boca por causa do bolo da fotografia. Mas minha vó fez um quase igual para mim. Muito obrigada. Cindy - eu não sou anônima porque esse é o meu nome = Cindy.
Por Anônimo em 1º Aniversário em 30/01/10

Conheci este espaço lindo, procurando poesias dos nossos poetas,adorei.Permita-me ficar por aqui.beijoss.Lia...
Por intervalo em 1º Aniversário em 25/01/10

Maria, querida! Eu não poderia deixar passar esta data tão especial para o blog, sem dizer da satisfação que eu sinto por constar como autora no Reino da Poesia e por ser uma seguidora do Blog. Tenho acompanhado também suas belíssimas apresentações analisando os sonetos do nosso querido poeta José Antonio Jacob, assim como outros grandes nomes da literatura, trabalho esse que nos enriquece tanto quanto seu rico conteúdo considerando o conhecimento que aqui adquirimos. Parabéns ao Blog, por seu primeiro aninho de vida. Que o sucesso continue. Abraços a toda a equipe. Irani Gennaro.
Por Irani Gennaro em 1º Aniversário em 21/01/10

Caros amigos leitores do blog do ArtCulturalBrasil e ilustre professora Maria Granzoto da Silva.
Felizes e honrados por suas visitas e comentários no blog, manifestamos nossos felizes votos de sincera gratidão, pois que nosso contador de acessos registrou, em pouco mais de dois meses, a marca de 10.000 visitas. Nosso trabalho não teria significado algum sem a extraordinária participação dos leitores que nos honraram com suas sugestões e críticas, orientando-nos para o caminho do resultado feliz. Tampouco nenhum resultado próspero se inclinaria para o blog do ArtCulturalBrasil não fosse o afeto e competência literária da professora Maria Granzoto da Silva, que não preservou seus esforços para acolher em suas atenções nossa solicitação de colaboração literária e poética. Neste segundo semestre de 2010 ArtCulturalBrasil continua com o mesmo objetivo de levar para nossos leitores o melhor da poesia brasileira, abrindo suas páginas aos poetas brasileiros, transmitindo informações poéticas e culturais, com Veja mais... a idéia prática de ampliar espaço para inúmeros poetas que aguardam veiculação para seus trabalhos. Ainda neste 2010 abriremos espaço para os poetas portugueses, sob a coordenação literária da professora Maria Granzoto da Silva. Tentaremos trazer para ArtCulturalBrasil a genialidade dos grandes mestres da poesia portuguesa, e dos poetas contemporâneos do Portugal de hoje. Com profundo agradecimento. Lineu Roberto de Moura - Presidente ACB
Por acb em Condoreirismo 4 em 18/01/10

Não dimensionam os amigos poetas e leitores o quão gratificante foi para mim ser a página 10.000! O quanto representa em minha vida de extrema dedicação à Literatura, cujas portas me foram plena e totalmente abertas por seus dirigentes e, em especial, pelo nobre poeta José Antonio Jacob!O ArtCulturalBrasil me faz deixar um tesouro inimaginável para meus filhos e netas! Como agradecê-los? Somente através de Deus, o Onipotente em nossas vidas! Saibam que jamais sonhei chegar a tanto! Minha gratidão a todos não tem dimensão!`Por isso, só posso dizer, humildemente: Deus os proteja, sempre! Maria Granzoto.
Por Maria Granzoto em Condoreirismo 4 em 18/01/10

Venho agradecer ao ArtCulturalBrasil pela oportunidade que me deu em apresentar algumas pesquisas e poesias. Ao mesmo tempo, parabenizar seus dirigintes pelo sucesso obtido, ultrapassando, em praticamente três meses, um índice de acessos espetacular! Prossigam, diletos cultuadores da Literatura, nessa nobre missão! O mundo carece de cultura! Um obrigado especial ao inigualável poeta José Antonio Jacob pelas oportunidades e acolhidas! Parabéns! Maria Granzoto.
Por Maria Granzoto em Condoreirismo 3 em 17/01/10

As poesias do imortal Alberto de Oliveira são preciosas, como preciosa é a amizade de sua sobrinha bisneta, Angela Stefanelli, para mim.
Por Lupercio Mundim em Alberto de Oliveira em 12/01/10

Amigos do blog Artculturalbrasil! Meus cumprimentos ao poeta Jacob pela valiosa colaboração no desenvolvimento da cultura brasileira e da nossa Literatura! Seus poemas atingem a todas as faixas etárias e, neste caso especial, uma garotinha de apenas seis anos, cuja paixão pela poesia foi despertada pelo "Vendedor de bonequinhos"! A partir daí, não mais parou de ler e demonstra estar desenvolvendo uma extraordinária sensibilidade poética. Quem sabe não venha a tornar-se uma poetisa no futuro?
Por Maria Granzoto em Natal dos meus Sonhos em 10/01/10

Meu poeta preferido Jacob! Eu sou a Cindy. Não sou anônima porque estou dizendo o meu nome. A minha vó disse que não tenho outro jeito para escrever aqui. Muito obrigada pela mensagem de feliz ano novo. Eu só vi hoje porque a minha avó não está em Arapongas, sabe, aqui onde que eu moro. Ela está na capital do estado. Você sabe qual é? Eu sei. Já vou estudar no segundo ano. Já aprendi muita coisa sem problemas. Noutro dia eu escrevo mais. Só queria agradecer você porque é muito legal comigo. Eu quero que o seu ano novo tenha muita alegria e saúde e que você escreva bastante poesia. Eu adoro. Tchau. Cindy.
Por Anônimo em Natal dos meus Sonhos em 07/01/10

Querida Cindy, seu nome é doce feito bala de aniversário. Estou escrevendo para você no meu computador mágico, que fica aqui no esconderijo do meu quarto, onde Papai Noel mora atrás de uma vitrina enfeitada de brinquedos, perto da casa do Coelhinho da Páscoa que parece um grande ninho de algodão, cheio de balas e de chocolates, mas não conte isso para as outras crianças, porque ninguém vai acreditar que eles moram no esconderijo do meu quarto, tá? A Fada Sininho passou voando com sua caixinha de pó de pirlimpimpim e mandou um beijo com açúcar para você. O Grilo Falante passou - pulando - cantando uma cantiga de roda - você precisa ver como ele canta bem. Agora preciso virar o meu espelho mágico porque o Patinho Feio foi pentear seu topetinho e começou a chorar quando viu sua imagem no espelho. Não precisa ficar preocupada com o Patinho Feio, porque ele vai virar um lindo cisne branco, mas não conte a ele agora, pois que isso só vai acontecer no final da historinha Veja mais... dele, tá? Um beijinho doce para você. Seu poeta.
Por José Antonio Jacob em Natal dos meus Sonhos em 10/01/10

É doce magia ler José António Jacob. A análise feita pela prof. Maria Granzoto à produção literária do grande poeta Jacob é muitíssimo interessante. Obrigada por estes belos momentos. Desejo um Feliz 2010, com muita saúde, paz e amor. Isabel Passos.
Por Isabel Passos em Natal dos meus Sonhos em 31/12/09

Estimada Isabel Passos, nesta importante data de transição - 31 de dezembro de 2009 - passei para abraçar os amigos da ArtCulturalBrasil e não poderia me furtar de responder suas palavras de carinho e atenção, que vieram desde Portugal.. Seu reconhecimento de meus pequenos versos me recompensam mais que um tesouro de jóias preciosas. Para mim nada é mais gratificante que receber elogio espontâneo de uma poetisa, que respeito e considero, com carinho e especial admiração. Desejo-lhe o 2010 repleto de saúde, paz e felicidade, de todo coração. José Antonio Jacob
Por José Antonio Jacob em Natal dos meus Sonhos em 31/12/09

Cumprimento José Antonio Jacob pelo soneto, Maria Granzoto da Silva pela competente análise e crítica literária. A todos desejo FELIZ ANO NOVO.
Por Marco Bastos em Natal dos meus Sonhos em 30/12/09

Caro Poeta Marcos Bastos, agradecemos suas atenciosas palavras de incentivo, que sobremaneira nos estimulam seguir em frente, procurando publicar o melhor em poesia, para continuarmos merecendo a atenção do leitor que nos acompanha e nos corresponde. Nós, da ArtCulturalBrasil, assim como o poeta Jacob, como seus leitores e admiradores, enviamos votos de Boas Festas, com saúde e paz e proseridade. Equipe ArtCulturalBrasil
Por acb em Natal dos meus Sonhos em 31/12/09

Amiga Maria Granzoto, um grande abraço
Por Sergio em Parnasianismo - Maria Granzoto em 21/12/09

O menino que se foi aos sete anos,a dor que dura a vida inteira e leva crédito por nossas melhoras...tudo e muito mais...Poesia que mexeu comigo. " Os livros me escolhem,a poesia me sequestra." Tadeo Carvalho
Por TADEO CARVALHO em Solange Rech em 18/12/09

Venho parabenizar Art Cultural Brasil pela excelência de suas matérias. O José Antonio Jacob sob a ótica de Maria Granzoto torna-se ainda mais relevante na importância da Poesia Brasileira. Os detalhes que Jacob consegue colocar na sua poesia, entre o cuidado de lidar com palavras, o colocam em evidente patamar de grande mestre da poesia da atualidade. Ontem tive a oportunidade de ler o soneto "Florzinha" desse poeta único, uma beleza rara. Com que facilidade José Antonio Jacob se comunica com seus leitores, através de uma póética simples e maravilhosamente bonita, além de verdadeira. Jacob é o poeta que veio resgatar a beleza da nossa poesia. Com toda certeza vai se imortalizar entre os maiores da língua portuguesa. Augusto - Curitiba
Por Gustavo em Desenho em 08/12/09

"Apaixonei-me por esse “Desenho”, grande poeta e mestre Jacob “Rembrandt”!" Faço das palavras da professora Maria Granzoto minhas palavras. Também concordo que nos deslumbrantes sonetos do Jacob "descobriremos nuances extraordinárias que jamais encontraremos em outro poema!" Essa série da poesia de José Antonio Jacob comentada por Maria Granzoto resgata a poesia brasileira, que por algumas décadas perdeu o sentimento do belo, e a coloca no lugar de onde nunca deveria ter saído. Acredito em nossa poesia, essa poesia requintada e sonora, repleta de efeitos próprios da arte poética, onde o poeta Jacob reina com absoluto mérito, com descobertas incríveis para o belo formato da poesia metrificada, que estava injustamente agonizando no meio poético brasileiro. Para mim, Jacob com suas temáticas e descobertas de variações de palavras e termos, usando a beleza da idéia e a simplicidade da palavra, é o Pai dessa nova poesia brasileira, e a ele rendo minha homenagem. Elza Valéria Rio.
Por Elza Valéria em Desenho em 07/12/09

No meu modesto entender,Vicente de Carvalho é uma legenda de lirismo e sensibilidade dentro da poesia brasileira. É o tipo de poeta que podemos ler e reler por mil vezes sem nunca nos cansarmos. (Humberto Rodrigues Neto - SP - Brasil).
Por Anônimo em Vicente de Carvalho em 07/12/09

Página bem interessante. Tenho feito isso, entremear desenho e poema. A arte sai por todos os poros e se apresenta de todas as maneiras. Convido a ir a Poema Vivo (http://poemavida.blogspot.com.br). Eliane F.C.Lima
Por Eliane F.C.Lima em Desenho em 07/12/09

Salve ! Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog cheguei até você e gostei do que vi. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da telinha está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar um pouco mais de cuidado, mas em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem. VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO, NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR ! Se achar a minha proposta coerente, siga-me nessa luta por um mundo melhor. Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois vez por outra o comentário entra com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero que entenda quando não puder visitá-lo. Daqui onde estou, os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira ... e outras personagens que vivem pela mata. Por hoje fico por aqui, já escrevi demais. Espero nos tornarmos bons amigos. Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre. Saudações Florestais ! Silvana Nunes.'.
Por Silvana Nunes .'. em Quanto Tempo nos Resta? em 27/11/09

Nota ACB: Prezada professora e pesquisadora Silvana Nunes, agradecemos a mensagem e nos colocamos à disposição no e-mail granzoto@globo.com  ou artculturalbrasil@gmail.com

Seus poemas,emocionam....Meu maravilhoso poeta Gilberto!!!
Por Anônimo em Gilberto Vaz de Melo em 20/11/09

Excelente o blog.
Por Gerana Damulakis em Francisco Otaviano em 14/11/09

Matéria de primeira! Quem sabe, sabe mesmo! parabéns professora Maria Granzoto da Silva! Também considero o Jacob um dos principais sonetistas brasileiros em todos os tempos. Afirmo e assino Laerte Sobreira - Rio - RJ
Por Anônimo em Despercebimento em 11/11/09

Pois bem, o povo realmente é sim ingrato aos que merecem o nosso voto de confiança. Gregório teve um enorme papel na sua época que até hoje ficou marcado. À sua visão crítica dos acontecimentos de sua época já tendo um olhar mais à frente do que seu próprio tempo. Parabéns pelo Blog, é tudo de bom. Um abraço!
Por Carla Alcântara em Gregório de Matos em 06/11/09

Ninguém cantou a morte com tão fiel e ousado realismo como fez Alphonsus de Guimaraens, nem, tampouco, conseguiu colocar em seus poemas, com tanta delicadeza e elegância de linguagem, os termos macabros com o que o nosso vernáculo se refere à morte e aos fenômenos da decomposição do organismo que lhe sucede. Só este poeta conseguiu dar-lhes, ainda que mórbidos, aquela aura de poesia e sutileza que não possuem quando grafados em prosa. Foi, realmente, um estupendo poeta.
Humberto Rodrigues Neto - vate2006@gmail.com
Por Anônimo em Alphonsus de Guimaraens em 03/11/09

Eis uma autêntica aula de literatura brasileira contemporânea. Recomendo a leitura do blog inteiro, aos meu alunos e amigos professores de literatura brasileira. Professor Caio Trindade
Por Anônimo em PÓS-MODERNISMO  em 29/10/09

Muito bom esse texto achei tudo o que precisava,um texto completo e facil de entender!!!
Por Anônimo em Barroco Brasileiro I em 28/10/09

Raul de Leoni inegavelmente é um dos maiores poetas brasileiros e que nos deixou um rico legado. Conceição Bentes
Por Conceição em Raul de Leôni em 23/10/09

Matéria bem postada, uma lição sobre autores da poesia brasileira. Ainda em nosso tempo a Literatura Brasileira é uma disciplina aplicada com displicência e desleixo absurdos, levando-nos ao tédio, ao descontentamento e desagrado, justamente pela apresentação de temas e dos textos(sem poesia) estudados, levando-nos a um desinteresse sem igual. Mas a verdadeira poesia brasileira não é aquela que nos ensinam nas carteiras da faculdade, sempre com os mesmos poetas, com "poesias" que não se igualam a estas aqui do blog artcultural. Desculpem-me a franqueza, mas em minha modesta opinião a melhor Faculdade de Letras do Brasil é o Blog do artculturalbrasil e ponto. Parabenizo os editores, e principalmente a professora Maria Granzoto da Silva, pelos relevantes trabalhos prestados gratuitamente aos estudantes e profesores interessados na poesia brasileira. Será que o MEC, que se considera atualizado, já se deu conta que seus planos de trabalho com nossa poesia estão totalmente equivocados?
delmirapalhares@gmail.com Nova Iguaçu - RJ
Por Anônimo em Tríade Juiz-forana em 23/10/09

Professora Maria Granzoto, Parabéns pela extraordinária matéria! Três magníficos poetas, todos da bela Juiz de Fora, em Minas Gerais, estado que nos deu outros poetas, entre eles o itabirano Drummond. Considero o José Antonio Jacob, junto a Mário Quintana, Bilac, Augusto dos Anjos, Raul de Leôni e Guilherme de Almeida, os melhores sonetistas da poesia brasileira em todos os tempos. Reinaldo Campinhos Montes Claros - MG
Por Reinaldo Campinhos em Tríade Juiz-forana em 22/10/09

Magnífico! Pelo e-mail cheguei a esta página, o blog eu já conheço e frequento. Fiquei encantada com as fotos de Juiz de Fora, que estão no e-mail. Pena não estarem aqui no blog. Quem diria, hein? Juiz de Fora, tão discreta, tão na dela, com um potencial de metrópole. Uma cidade de fazer inveja que já estou querendo conhecer. Os poetas são intocáveis: Belmiro, Jacob e Murilo Mendes, qual outra cidade mineira tem melhor naipe poético? Parabéns, Maria Granzoto! Elza Valéria - elzavaleria@gmail.com Rio - RJ
Por Elza Valéria em Tríade Juiz-forana em 22/10/09

Pelas fotos Juiz de Fora é uma CIDADE MARAVILHOSA! Recebi o e-mail do artculturalbrasil, com algumas fotos da cidade, que eu não conheço, e fiquei impressionado com a beleza e o tamanho de Juiz de Fora, que tem porte de capital, maior até que muitas delas. Os três poetas apresentados: Belmiro Braga, Murilo Mendes e José Antonio Jacob, são "poetas de primeira linha" da poesia brasileira. Parabéns pela matéria. Giomar Ramires Soares São Paulo-Capital
Por Giomar em Tríade Juiz-forana em 22/10/09

Que Saudades de Miguel, apesar do céu ganhar um exímio menestrel, deixou a terra a chorar! Tuas trovas, teu sorriso, misturando até tristeza, estarão no paraíso levando a sua beleza! Fique com Deus e os anjos , meu irreversível amigo Se vc estivesse aqui hoje ,eu lhe escreveria um e mail assim: FELIZ DIA DO MÉDICO!!! Maria Ignez
Por mignez em Miguel Russowsky em 18/10/09

VERSOS ETERNOS - a Miguel K. Russowsky (in memoriam) - A lua tece a estrada... E a eternidade abre o portal do etéreo firmamento. Enfim, a vida, sem dor, falsidade... Enfim, o peito livre de tormento. Não mais o véu que turva a realidade da plenitude, onde há entendimento do amor que existe na simplicidade... Do amor maior, alheio ao sofrimento. Além dos passos da térrea jornada, por entre as ruas de luz constelada, anda o poeta, versejando, em paz. Semeia versos de encanto e ternura... Irriga sonhos... Cobre-os com doçura... E Deus se encanta - como o fez jamais! - Boa viagem, querido e eterno amigo -
Por Patricia Neme em Miguel Russowsky em 14/10/09

Gostei muito de ver esse Blog. Sou bisneta do Poeta Vicente de Carvalho.Meu nome é Deborah Carvalho.
Por Anônimo em Vicente de Carvalho em 11/10/09

MIGUEL RUSSOWSKY Meu triste coração chora, a inesperada partida todo o céu consolo implora bálsamo para esta ferida. Meu triste coração chora não compreendo tua sorte, que de repente chega a hora para estar frente à morte. Como queres que compreenda a inesperada partida que não te ver eu entenda como parte desta vida. Tua poesia é a, aurora, tuas trovas são estrelas todo o céu consolo implora o que será, sem ti delas. E nesta triste verdade sem ti a senda florida, chorando pede piedade bálsamo para esta ferida... Cristina Oliveira Chavez / USA
Por Anônimo em Miguel Russowsky em 05/10/09

Eu também estudei lá, era um prédio velho e foi demolido, será que alguém tem alguma foto? bjus.
Por Marisa em Paulo Eiró em 02/10/09

Nada melhor do que a história, a volta a um passado tão decisivo pra esse tão sonhado futuro!!!
Por Anônimo em Barroco Brasileiro I em 29/09/09

Tudo isso é muito bacana a respeito de Raimundo Correia.
Por Anônimo em Raimundo Correia em 23/09/09

Fagundes Varela é o grande poeta do sofrimento. Quando o leio sinto uma dor incrível na alma. Amo Fagundes Varela e gostaria que Deus tivesse me feito viver eu sua época, mas...
Por Aldo Aguiar em Fagundes Varela

Obrigado pela bonita homenagem feita a meu Pai! Abraço Saulo Nunes Rech - filho de Solange Rech.
Por Anônimo em Solange Rech em 13/09/09

Desde mis BLOGS: --- HORAS ROTAS --- y --- AULA DE PAZ ---- quiero presentarme en esta nueva apertura del eminente otoño. TE SIGO---ARCULTURALBRASIL--- Tiempo que aprovecho ahora para desear un feliz reingreso en la actividad diaria. Así como INVITAROS a mis BLOGS: --- HORAS ROTAS --- y --- AULA DE PAZ ---- con el deseo de que estos sean del agrado personal. Momentos para compartir con un fuerte abrazo de emociones, imaginación y paz. Abiertos a la comunicación siempre. afectuosamente : ARCULTURALBRASIL jose ramon…
Por Jose Ramon Santana Vazquez em Daltemar Cavalcanti Lima em 11/09/09

gostaria de saber mais sobre a poesia "Os Sapos" (criticamente).. meu e-mail é: paulinha.pac3@hotmail.com  Obrigada, Ana Paula ...............Pedras de Fogo-PB Beijos!
Por Anônimo em Manuel Bandeira em 30/07/09

E "O Palhaço"seguirá sua caminhada com destino certo, cumprindo assim a promessa há tanto feita e só agora concretizada! Nas entrelinhas, haverá, certamente, de compreender... Risos? Lágrimas? Dores? Não o sei... Apenas sei que o palhaço se fez triste!Mas chegará ao seu destino! Lindo esse poema! Maria Granzoto.
Por Maria Granzoto em O Palhaço em 17/07/09

Olá, será q poderia me ajudar. Gostaria de saber se os versos abaixo são de Gregório de Mattos: "Essas coisas de política em alto e bom som propalo> o povo é mesmo uma besta elege qualquer cavalo!" Obrigado Tania - Blumenau/SC
Por Tania Rodrigues em Gregório de Matos em 15/07/09

Quero mais uma vez parabenizar o ArtCultura pelas belíssimas atualizações com as postagens maravilhosas, com os grandes poetas da nossa literatura. Fora parabenizar, quero agradecer a equipe responsável e deixar registrada a minha satisfação de fazer parte deste espaço cultural. Com carinho Sandra Lúcia Ceccon Perazzo
Por Sandra Lúcia Ceccon Perazzo em O verbo que habita na poesia em 30/06/09

Escritor e Poeta Affonso Romano de Sant'Anna, acredito que não possa avaliar a minha admiração por você. E ter mais esse espaço para ler seus textos é motivo de muita felicidade para mim. Sou sua fã de carteirinha, literalmente. Outro dia li um texto seu cujo título é "Quando os Amantes Dormem" e fiquei aqui pensando com os meus "botões", sobre a sua sensibilidade, sobre a sua competência e sobre o "ser" lindo que é. Só posso agradecer ao ArtCultura e apaludir você! Com carinho Sandra Lúcia Ceccon Perazzo
Por Sandra lúcia Ceccon Perazzo em Affonso Romano em 30/06/09

Arte de Amar! (..)"Fazer amor é um dizer (a metáfora é falaz) de quem pretende vestir com roupa austera a beleza do corpo da primavera. O verbo exato é foder. A palavra fica nua para todo mundo ver o corpo amante cantando a glória do seu poder". Adorei principalmente este final! muito bom! Visite-me tbm, não sou tanto, mas em alguma caminho estou...
Por K. Stéphane Figueiredo Ferreira em Thiago de Melo em 24/06/09

Na função de professor de Língua Inglesa e Literaturas, parabenizo este Blog pela edição da matéria contida em Literatura Comparada III. Assunto de grande complexidade que, a princípio, parece fácil e simples, pois se pensa superficialmente que traduzir um texto é passar de uma língua para a outra o poder expressivo desse texto. À primeira vista, parece tudo simples. Neste sentido de literatura comparada a tradução não é uma simples permutação linguística. A viabilidade da tradução apresenta-se ao nível da possibilidade de ultrapassar a diversidade das línguas. E neste ponto surge o problema da relação entre a língua e a realidade por ela referenciada. Pois a língua não relata apenas a realidade, mas, simultaneamente determina a nossa percepção através de moldes mentais, ou seja, a língua não apenas é um veículo, mas também uma condicionante do pensamento e do sentir. Assim, não é nada fácil trabalhar poetas e romancistas brasileiros que, em suas produções, cada palavra adquire um significado quase sempre diverso daquele que o dicionário apresenta. Que ousadia da editora! Congratulações pela abordagem de tão árido e escasso tema! Vinícius Alexandre
Por Anônimo em Literatura Comparada III em 22/06/09

Ruthinha, querida, quanto mais leio mais me encanto com suas verdadeiras obras de arte em ensinamento! Suas publicações são perfeitas tanto para recordar o que já foi aprendido quanto para aprender o que não nos foi ensinado na época. Parabéns! Beijinhos carinhosos!
Por Borbollettah Sandra Regina em Romantismo II - Ruth Olinda em 21/06/09

Ruthinha, querida, valiosa mestra que vem nos enriquecer com tão precioso conhecimento. Sem medo de compartilhar seus bens adquiridos ao longo de sua experiência à frente de uma sala de aula. Parabéns! Beijinhos carinhosos!
Por Borbollettah Sandra Regina em Romantismo I - Ruth Olinda em 21/06/09

NOSSAAAAAAAAAAA que maravilha adorei parabens
Por Ana em José Antonio Jacob em 21/06/09
 
Obrigado pelo envio. Gostei demais do texto e pude relembrar meu tempo de estudante. Parabéns à Ruth Norton M. de Figueiras
Por Anônimo em Romantismo I - Ruth Olinda em 19/06/09
 
As poesias deste incomparavel poeta,sacia a sede que sentimos na alma.
Por soniavasconcellos@hotmail.com em J.G. de Araújo Jorge em 16/06/09
 
Aplausos ao Blog e ä editora Maria Granzoto pela excelente pesquisa sobre Literatura Comparada, cujas fontes de estudos são ainda escassas, embora vinculem-na a Teoria Literária. Sou professora num curso de Letras e conheço a carência de consenso entre as publicações sobre o assunto, principalmente quanto ás metodologias a serem adotadas. Tudo se torna ainda mais difícil quando se leva em conta que, muitas vezes, é necessário recorrer-se a uma metodologia mista, dependendo do que será analisado.Recebi a indicação do Blog através de um amigo e fiquei gratificada por essa abordagem clara sobre o assunto e que me ajudará e aos meus alunos na tratativa do mesmo. Parabéns! Cleide V. Mariano.
Por Anônimo em Literatura Comparada I em 14/06/09
 
Ricardinho, muito lindo "Viva a Vida"...Valeu!!
Por Karen em Ricardo do Carmo em 11/06/09
 
Que bom é ler e copiar textos de quem sabe escrever. Eu desconhecia que o Romantismo estava dividido em três gerações. Muito bem escrito, explicações claríssimas e poesias lindas, escolhidas com muito bom gosto. Cumprimentos a você, Ruth! Eráclito Medeiros da Silva
Por Anônimo em Romantismo I - Ruth Olinda em 10/06/09
 
Querida Maria, mais uma importante e bem esclarecedora análise. Louvo a criação deste Blog, fazer parte dele e poder receber seus preciosos e eruditos conhecimentos. Aplaudo-a calorosamente e lhe agradeço pela brilhante explanação. Meu carinho e minha admiração, Marise Ribeiro
Por Marise Ribeiro em Literatura Comparada II em 09/06/09
 
Primeiras palavras... Difíceis são as últimas! Maria Granzoto
Por Maria Granzoto em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 09/06/09
 
Cara amiga Maria: Quero mais uma vez deixar o meu agradecimento por você ter forças para continuar a perseverar a cada dia da sua vida e ainda por cima com tantos problemas que vem passando! Mas são pessoas como você que fazem a roda da vida girar. Abraços e muitas felicidades desse seu sempre amigo Marcos.
Por Anônimo em Literatura Comparada I em 08/06/09
 
Que chique. Belo trabalho. Abraços. Assis
Por Anônimo em Literatura Comparada I em 08/06/09
 
Graças mil pelo envio deste material. Nota DEZ ! Parabéns aos seus idealizadores e em especial parabéns para a GRANDIOSA MARIA GRANZOTO ! Carinhos pampeanos, Lígia Leivas
Por Anônimo em Literatura Comparada I em 08/06/09
 
De Augusto dos Anjos, identifico-me sempre mais com "As cismas do destino", de onde destaco: "Ser cachorro! Ganir incompreendidos Verbos! Querer dizer-nos que não finge, E a palavra embrulhar-se na laringe, Escapando-se apenas em latidos!" Maria Granzoto
Por Maria Granzoto em Augusto dos Anjos em 08/06/09
 
Sabia poeta Jacob, que minha vó Maria leu para mim “O Vendedorde Bonequinhos”? “De manhãzinha à beira da calçada/Todo dia uma corda eu estendia/E pendurava nela uma braçada/De bonequinhos feios que eu vendia.” Eu nunca vi um fora da minha escola ( escola que vó Maria fez e roubaram dela! Mas, de vez em quando aparecem alguns artistas e se a gente pagar de cinco a dez reais, podemos ver polichilenos ! Não sei se são os seus! Minha avó diz que não, mas não vai lá para ver! Apenas diz, que são de Jacob!” Eram polichinelos que eu fazia/De trança de algodão, à mão desfiada.../No pano das feições não conseguia/Puxar-lhes traços de melhor fachada./Ao desbotar o azul no fim do dia,/Quando eu os desatava dos alinhos,/Desse varal de cordeação brilhante,/Esses desengonçados bonequinhos/Desciam-me nas mãos com alegria/E me davam abraços de barbante!” Eu já pedi a ela que me ensinasse, mas ela diz que não sabe! Você pode ajudar a pobrezinha da Cindy? Só aprendi a pular cordas, mas minha vó não aguenta muito. Coitada! Já está quase bem velhinha. Ela agüenta só um pouco!Cindy
Por Cindy em José Antonio Jacob em 07/06/09
 
Historinha para Cindy
Querida Cindy, quando eu tinha sua idade minha cidade era tão pequenininha que cabia dentro de uma caixinha de fósforos. Todos moravam nessa caixinha e ainda sobrava lugar para um jardim na pracinha, uma igrejinha e um parque de cavalinhos e roda- gigante. No mês de junho as pessoas dançavam a quadrilha em volta de uma grande fogueira, onde um palhaço de pernas-de-pau pulava em volta de um “anãozinho” que tocava sanfona, sentado num banquinho de madeira. Quando a madeira da fogueira virava cinza, e o fogo se apagava, o prefeito, que era um homenzinho feio de terno preto, cortava as árvores da pracinha, arrancava as pernas-de-pau do palhaço e o banquinho de madeira do “anãozinho” para queimar na fogueira da pracinha. Com isso as crianças da caixinha de fósforos tomaram grande antipatia daquele homenzinho feio de terno preto, porque ele não tinha piedade do palhaço, nem das árvores, tampouco do anãozinho que tocava sanfona. Foi então que eu tive a idéia de fazer os tais bonequinhos de algodão que pendurei em barbantes para alegrar a criançada da minha caixinha de fósforos. Fiz os polichinelos de pernas-de-pau, os “anãozinhos” que tocavam sanfona, espantalhos, sapinhos, grilinhos, borboletas coloridas que batiam as asas, passarinhos de todas as cores e muitas árvores risonhas. No dia seguinte o prefeito voltou a entrar na nossa caixinha de fósforos para queimar os bonequinhos na fogueira, mas ele trouxe seu filhinho que se encantou com os bonequinhos de algodão a ponto de também sorrir e cantar aquelas cantigas de roda de antigamente que os bonequinhos alegres cantavam dançando nos barbantes. Então, querida Cindy, a cara do prefeito foi ficando grande, mas tão grande que não coube mais na caixinha de fósforos. Desse jeito ele teve que sair depressa, tropeçando e correndo, e pulou para fora da caixinha para nunca mais aparecer nessa historinha que escrevi aqui no meu computador só para você. Beijos do seu “poeta”.
Por José Antonio Jacob em José Antonio Jacob em 07/06/09
 
Do livro “Almas Raras” ed. artculturalbrasil – 2007, meu livro se cabeceira e que não me canso de ler e reler, porque em cada poema há um pedaço de mim! A vida é assim: nada perguntamos a outrem quando por ele nos encantamos. E de repente, na despedida que nem sabíamos que poderia ocorrer, visto que amamos desmedidamente, só encontramos tristezas pelas faltas de respostas! Mas não concordo qie os olhares sejam iguais! Cada um de nós vê com os olhos que tem! Por isso amo essa “Revelação”, de José Antonio Jacob: “Nada sabeis de mim e sabeis nada / Porque venho regresso de outra lida. / Nada me perguntastes na chegada / E nada vos direi na despedida. / Se eu cheguei de uma alegre caminhada /- Ou se deixei tristeza na partida -/ Pode ser que ao final dessa jornada / Nada ainda sabereis da minha vida. / Não entendeis do céu que nos assiste? / Trago nos olhos grandes o olhar triste, / Tais quais olhos da noite arregalados. / Espiai essas estrelas tão banais: / Tantos mundos distantes revelados, /Mas que aos olhos  dos homens são iguais...” Aparentemente iguais, diria eu! Maria Granzoto.
Por Maria Granzoto em José Antonio Jacob em 06/06/09
 
Ruth, Fazendo um trabalho sobre o Roamntismo e encontrei essa maravilha.Tudo prontinho e com verdadeira perfeição. Obrigado e visitarei este site sempre, até salvei em meu favoritos. Luciano Matos R. Guerra
Por Anônimo em Romantismo II - Ruth Olinda em 01/06/09
 
Muito boa essa biografia!
Por Anônimo em Murilo Mendes em 01/06/09
Nota ACB -  (Fonte da biografia: Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage - Prefeitura de Juiz de Fora)
 
Fragmentos da vida que vai se desfiando na calçada, palco do cotidiano percebido , sentido pelo poeta observador da vida e de si mesmo na dialética com o cosmos...visão madura e magnificamente ingênua, simples da existencia que desfila, ante o olhar analítico do poeta Jacob, e se traduz em poesia profundamente tocada pela realidade e tocante pela sensibilidade do homem Jacob. Impossível passar por Jacob sem ser arrebatada por sua poesia.
Por Tania Renato em Delírios de Maio - Maria Granzoto em 01/06/09
 
Excelente post sobre o também excelente poema de José Antonio Jacob. Aqui, é levantado um pouco do véu, são desvendados alguns dos fundamentos do encanto especialíssimo que envolve toda a escrita deste Poeta, cuja Poesia lemos e relemos, saboreando cada verso com imenso prazer! Parabéns!
Por Ilona Bastos em Delírios de Maio - Maria Granzoto em 30/05/09
 
parabens...lindo texto e sem palavras para tecer comentario. Beijos
Por Kedma O'liver em Delírios de Maio - Maria Granzoto em 30/05/09
 
maravilhoso poema...sem palavras para acrescentar qualquer tipo de comentario. Parabens.
Por Kedma O'liver em Delírios de Maio - Maria Granzoto em 30/05/09
 
Muito bom, amiga! Gosto muito dos simbolistas. Cruz e Sousa é certamente um de nossos maiores poetas. Sem esquecer o melancólico Alphonsus. Ainda outro dia vi um artigo a respeito do túmulo meio abandonado dele. Enio Toniolo
Por Anônimo em Simbolismo - Maria Granzoto em 28/05/09
 
amo os seus poemas e vida... e paz.... e amor... muito obrigada por eu fazer parte desta linda amizade on-line beijos com muita paz em D'us ♥
Por meus momentos em Simbolismo - Maria Granzoto em 28/05/09
 
“Delírios de Maio” remete-nos a tantas imagens que se torna impossível comentar em poucas palavras. Maio é um mês especial para mim porque foi nele que vim ao mundo. E cada uma das estrofes do poema são quadros da minha trajetória de vida, desde a infância ( “...Dos anjinhos...) até o presente momento (...E encanto-me de ver um ébrio louco/Declamando Camões para as estrelas.” Poeta Jacob! Perdoa a minha ousadia, mas você, em seus poemas, é a própria vida! Maria Granzoto
Por Maria Granzoto em José Antonio Jacob em 19/05/09
 
Querida Ruth... finalmente estou podendo cumprir o prometido. Vim ver seu trabalho junto ao blog do artcultural Brasil e confesso que estou extasiada com tudo que estou vendo aqui. Que belo trabalho, minha amiga. Aliás, vindo de você, não se podia esperar menos. Eu me senti novamente em sala de aula, elaborando nossos trabalhos em equipe, onde a pior parte sempre ficava para você. risos... Adorei poder relembrar tudo isso lendo essas duas páginas do Romantismo. Meus sinceros cumprimentos, orgulhosa da amiga que tenho. Abraços... saudades... Maria das Graças Vilela
Por Anônimo em Romantismo II - Ruth Olinda em 18/05/09
 
Amigo Irismar, un placer regresar a sus bellos blogs.Gracias por su visita al mío.Quiero felicitarlo por sus excelentes trabajos. Buen Fin de Semana Desde Mar del Plata - Argentina con cariño Raquel Luisa Teppich
Por Kellypocharaquel em Parnasianismo - Maria Granzoto em 16/05/09

Querido Jacob: Talvez eu seja mesmo essa velhinha que brinca de boneca e de casinha...continuo poetando e construindo sonhos ...Sinto sua falta meu mestre amigo. Em minimas palavras vc me ensinou tanto! Saudades do amigo ...saudades do mestre...saudades de Jacob! Beijos! taniarenato_53@hotmail.com
Por Tania Renato em José Antonio Jacob em 14/05/09

Querida Ruth, os anos passam e acabamos esquecendo vários detalhes daquilo que aprendemos, ficando apenas o essencial. Mas alguns detalhes também fazem a diferença. Suas páginas sobre o Romantismo fizeram-me recordar as minhas aulas de Literatura Brasileira. Viajei nesta bela fase de nossa Literatura! Meus parabéns e meu carinho, Marise Ribeiro
Por Marise Ribeiro em Romantismo II - Ruth Olinda em 14/05/09

Inspiração IMPAR!!!!!!!
Por Ana Freire em Thiago de Melo em 14/05/09

Ruth querida, Belíssimo o seu trabalho! Muita poesia, beleza e cultura! Trabalho refinadíssimo, adorei! Meus aplausos meu anjo! Beijokas minhas! Mary Trujillo
Por 160561 em Romantismo II - Ruth Olinda em 14/05/09

Esta renomada poeta Ruth Olinda Gentil Sivieri traz uma bagagem imensa, em seu conteúdo literário. Quero parabenizá-la por estar neste site: "Art Cultural Brasil", substituindo a Excelsa Poeta Terê Penhabe. Sei que virá abrilhantar este site, pois seus poemas, sua obra literária, sua inteligência se faz notar, em tudo o que escreve. Que venha, Poeta Ruth, para nos mostrar, com entusiasmo, que lhe é peculiar toda a sua maestria, nas Artes! Parabéns e seja benvinda. Maria Aparecida Macedo " Maria Anjinha'
Por Anônimo em Romantismo I - Ruth Olinda em 12/05/09

Oi, maravilhosa! Se não me engano esta é a sua estréia como Editora de Literatura Brasileira artculturalbrasil Amei este trabalho, que ficou pra la de especial. Meus oito Anos, foi a canção que cantei pra você e recordei agora,que lega! Adorei tb. recordar Minha Terra tem palmeiras onde canta o sabiá... ouvíamos tanto isso nos bons tempos da escola. Se bem que a materia toda ficou uma beleza, você está de...PARABÉNS! Desejo muito sucesso e sei que este trabalho lhe trará grandes alegrias. Um super abraço da Iranimel.
Por Irani Gennaro em Romantismo I - Ruth Olinda em 08/05/09

Informamos aos distintos leitores do blog ArtCulturalBrasil que, desde a primeira edição deste blog, a responsável pela seleção e edição de literatura e poesia é a professora universitária Maria Granzoto da Silva. Terê Penhabe e Ruth Olinda também colaboraram, de maneira interina e breve, o que muito nos honrou, às quais agradecemos neste espaço.
Lineu Roberto de Moura - Presidente ACB

Caríssimo Poeta Jacob, ganhei mais uma jóia rara para enfeitar meu relicário, lugar onde guardo os amigos preciosos. Minha Mãezinha é o canto da pureza, mesclado à realidade diária das mães. Parabéns e obrigada por nos presentear com mais uma magistral inspiração! Estendo meus cumprimentos ao ArtCulturalBrasil e agradeço pelos votos de um Feliz Dia das Mães. Meu carinho e minha admiração, Marise Ribeiro
Por Marise Ribeiro em José Antonio Jacob em 06/05/09

Meus cumprimentos ao poeta José Antonio Jacob por nos brindar, mais uma vez, com a sua arte de compor sonetos! “Minha Mãezinha”, em homenagem ao Dia das Mães, vem repleto de polissemia, bastando para tanto, o morfema –inha que traduz, sem dúvida, uma riqueza de nuances. Poderá parecer contraditório aos olhos de alguns que o diminutivo traduza grandiosidade de sentimentos! Rocha Lima, um dos autores de gramática normativa diz que “em regra, os diminutivos encerram idéia de carinho.” E é com esta que ficaremos. E para evitar candongas outras, utilizou-se de uma aférese e m”esperdiçar”, que é o mesmo que desperdiçar. Aí reside a grandeza do poeta: aparentemente para manter a métrica, (mesmo que não use o recurso da aférese o verso permanece no decassílabo, porque o poeta fez a elisão "esperdiçar a hora" no final do verso. Só grandes metrificadores ousam colocar tamanha sutileza num verso de soneto). A utilização desse recurso estilístico, que poderá parecer um “cochilo”, mas bem Veja mais... o sabemos que não o é, demonstra que o poeta brinca com as palavras dentro da métrica sem perder o compasso. Mas o que mais nos dá prazer é a leitura do soneto e o mergulho no mundo da imaginação! Maria Granzoto.
Por Maria Granzoto em José Antonio Jacob em 06/05/09

lindo este poema minha mãezinha abraço com ternura... Ana Maria
Por meus momentos em José Antonio Jacob em 06/05/09

Poeta José Antonio Jacob, fora estar aqui me enriquecendo com os seus poemas, também venho para parabenizá-lo pelo lindo poema "Minha Mãezinha", que acabo de receber do ArtCultura. Parabéns e obrigada a você e a toda a equipe desse espaço que tanto colabora com o mundo da Poesia. Com carinho, Sandra
Por Sandra Lúcia Ceccon Perazzo em José Antonio Jacob em 06/05/09

Hoje recebo está máxima em homenagem ao dia das mães do escritor José Antonio Jacob. Que momento emocionante, pois quem não comunga deste soneto com sua pessoa, onde ele na simplicidade, fala de sua querida mãe. Eu somente tenho que agradecer a Deus, por este significativo evento lido do Poeta, com admiração, Efigênia Coutinho MÃE Para, Marcela, Marianne e Moacyr Mallemont (meus filhos) Na mocidade, quase toda menina tem divagação e indefinido anseio, idealiza um esposo e um lindo ninho cheio dos encantos que traz a gente pequenina! Não fazendo exceção as normas feminina lembro-me, também tive este doce sobressalto, o inquieto devaneio da mulher em sentimento em ser Mãe, nosso instinto da suprema sina! Mas eu, que tal missão ousaria merecer, a fim de transfundir a seiva do meu ser noutro ser, e escutar a melodia Mamãe! O milagre da natureza rompeu-se no interior do meu ventre qual três sementes em terra fértil, me fazendo MÃE neste Paraíso superior... Efigênia Coutinho Veja mais... Balneário Camboriú MAIO
Por Efigênia Coutinho em José Antonio Jacob em 06/05/09

Amigo Jacob! Maravilhoso este espaço. A_M_E_I ! Sua sensibilidade Poética faz com que a essência plena dos Valores Humanos se manifestem em suas inspirações. Luz D Deus! Bjo Bjo Bjo para o C2. BeL Palhares***
Por Bel Palhares em José Antonio Jacob em 06/05/09

PARABÉNS, UM EXCELENTE ESCRITO AONDE SE NOTA UM COMENTÁRIO DE GRANDE GABARITO. ADOREI, ARY
Por Principe dos poemas e do amor em Érico Veríssimo em 04/05/09

PARABÉNS por seu Aniversário. Continuação de muito sucesso e Parabéns pelo excelente trabalho e conhecimento que partilha e possui. Abraço da amiga Manuela Silva Neves Lisboa - Portugal
Por Aluena em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 04/05/09

jamais deixar morrer as lindas obras... assim são nossas lindas poesias e poetas sempre defende-los ....
Por meus momentos em Barroco Brasileiro I em 02/05/09

De: lilu.lfa@gmail.com Parabéns, Maria querida!!! Já há muito intuí sobre tua categoria, teu conhecimento, tua sabedoria! BRAVOS! Beijos, abraços líricos, Lígia Antunes Leivas Presidente da ASBL
Por Anônimo em Quinhentismo no Brasil I em 01/05/09

lindaaaa amiga beijoss com muuuita ternura ♥
Por meus momentos em História da Literatura Brasileira IV em 29/04/09

Grande poeta José Antonio Jacob! O “Velho Órfão” é mais um soneto de sua autoria, que mexe com os nossos sentimentos! Será que viver é ser livre? Que a vida é essa luta constante para manter-se vivo... Será que o tempo cura e a decepção não mata? Que hoje é reflexo de ontem... Que dor fortalece... Que a beleza não está no que vemos, e sim no que sentimos... Será que nos acostumamos como que não nos faz feliz? Será que devemos alagar nosso coração de esperanças, mas sem nelas se afogar? Se acharmos que precisamos voltar, deveremos? Dizia Saint Exupéry: "O QUE TORNA BELO O DESERTO É QUE ELE ESCONDE UM POÇO N'ALGUM LUGAR...Nada nesta vida é perene. Tudo se evapora, como os dias que nunca foram. “Desde cedo esperei o que não vinha/E a minha vida foi perdendo o prazo,/Fui vendo minha sombra mais sozinha/E o meu destino cada vez mais raso.”As palavras solitárias que não se percebem.A nossa vida é cheia de lições que podemos ou não aprender. Nada acontece por acaso. Cada lição, cada Veja mais... tribulação é uma pérola que podemos colher ou não. A voz não tem fronteiras e as barreiras são impulsos que nos tornam gigantes. Somos gente... Somos história... Somos caminho que nunca se tardia, quando tudo parece ser tão irrecompensável e sem valor. Em nosso peito bate um coração que pulsa no ritmo das palavras sem limites. Sem limites para um sonho que não se esvai; sem limites para a vida que não se finda em “pesados passos”. Somos protagonistas de nossa própria história vivida, sofrida, dedilhada num acorde de violão, ou simplesmente declamada nos versos de uma poesia. “Eu sou aquele velho desolado,/Que vive a andar atrás do seu passado/Como a criança órfã que procura os pais.” Chorar sem saber por quê; chamar quem não nos responde e abraçar quem nos não vê. Quem sabe, faz! Maria Granzoto.
Por Maria Granzoto em José Antonio Jacob em 23/04/09

agradeço por este espaço maravilhoso a todos beijos com ternura com D'us ♥
Por meus momentos em Reino da Poesia em 22/04/09

Querida Maria, meus parabéns por brilhante exposição sobre os Poetas Baianos. Ao aprendermos Literatura, nos é dada uma rápida pincelada neste tópico e nos são destacados poucos poetas baianos. Obrigada por nos enriquecer cada vez mais. Meu carinho, Marise Ribeiro
Por Marise Ribeiro em Escola Baiana em 19/04/09

Bravo! Parabenizo-lhe por esta fantástica aula sobre a Literatura Baiana e a sua relevância, no cenário nacional. Agradeço-lhe e a Bahia, certamente, também agradece-lhe. Abraços.
Por Lice Soares em Escola Baiana em 18/04/09

Venho agradecer ao ArtculturalBrasil pelo carinho atenção e principalmente o Sr. Lineu pelo reembolso do exemplar do Almas Raras do poeta Jacob, que eu andava tanto tempo a procurar sem encontrar. Obrigado de coração a toda equipe deste blog por fazer realidade este meu sonho. Já tenho meu livro em mãos. Muito grato. Osenir Gonçalves de Souza - Fortaleza, Ceará
Por Anônimo em O Tempo e o Vento em 18/04/09

Obrigada pela atenção e carinho. A surpresa foi muito boa.Um presente valiosíssimo. Fiz uma recomendação e um link desse blog lá no meu cantinho. Grande abraço angela
Por angel em O Tempo e o Vento em 16/04/09

Olá amigo poeta, deixei uma postagem para você, mas não sei se foi enviada corretamente...depois verifico e retorno..aliás retornarei sempre! Abraços e sucesso! Nelma Rubim
Por Anônimo em José Antonio Jacob em 16/04/09

Ilustríssimo José A.Jacob, fica muito difícil diante de tanta perfeição e beleza poética, postar um comentário, que seja totalmente pleno e digno da avaliação de sua maravilhosa obra poética, então prefiro apenas ser emocional e dizer a verdade que posso, sem medo de errar: Eu te amo! Saudações Nelma Rubim Gonçalves Dias Colunista Cultural  www.macaenews.com.br
Por Nelma em José Antonio Jacob em 16/04/09

Não tenho palavras para agradecer. Érico Veríssimo é um dos grandes escritores e esta postagem Mostra muito bem o valor de sua obra " O tempo e o Vento". Sou paulista, mas acima de tudo apaixonada por história e, este romance histórico me marcou muito. Obras como esta, com este valor, dicifilmente serão esquecidas por quem as lê. Mais uma vez obrigada pela atenção. Tenho certeza que muitos apreciarão. Não sou escritora, nem poeta, mas gosto de escrever. Convido quem puder para visitar meu cantinho http://angel-acasos.blogspot.com/. Serão recebidos com amor e carinho. Abraço Angela
Por angel em O Tempo e o Vento em 16/04/09

ganhei minha tardeao som de, misty-lfe...mid beijosss♥
Por meus momentos em O Tempo e o Vento em 15/04/09

Imaginação criadora de um caboclo amazônida.
Por Orlando Calado em Thiago de Melo em 11/04/09

Olá, meu nome é Agamenon Troyan. Sou escritor, poeta (autor do livro O ANJO E A TEMPESTADE), pela Editora Insanno. Fui editor da REVISTA DO CINEMA MACHADENSE, e, atualmente, do FANZINE EPISÓDIO CULTURAL.Em breve irei lançar outro jornal cultural que dará mais ênfase á música e a Literatura. Entrem em mailto:contatomachadocultural@gmail.com    http://dcosmo.blogspot.com/
Por Agamenon Troyan em Francisca Júlia em 09/04/09

Classifico como excelente tudo que li neste post artcultural. Parabéns pela brilhante idéia de trazer ao público nossa cultura através de autores tão importantes quanto os que estão aqui mencionados.Quanto a Érico Veríssimo devo dizer que senti falta do seu romance O tempo e o Vento. Tão importante que alguns de seus livros dessa série transformaram-se em mini séries da globo. AbraçoAngela
Por angel em Érico Veríssimo em 08/04/09 - Nota ACB ( O tempo e o Vento - por Maria Granzoto)

muuuito bem vindaa hummm lindos poemas D'us abençoe seu caminho beijos fraternos...
Por meus momentos em Arcadismo no Brasil - Ruth Olinda em 07/04/09

Seja bem-vinda, Ruth, querida amiga e mestra! Que a sua caminhada no ArtCulturalBrasil,seja sempre motivo de satisfação recíproca, e colheita dos frutos benéficos que sempre plantas por onde passas. Abraços com votos de muito sucesso!Paz & Bem.com carinho da,Tere Penhabe
Por Tere Penhabe em Arcadismo no Brasil - Ruth Olinda em 07/04/09

Preciso dados maiores sobre o que comia Manoel Bandeira ao longo de sua vida. O que ele gostava de comer, fora o Bife da casa do Restaurante Reis?Meu e-mail para resposta: camdouro@oi.com.br  Obrigada,Tania
Por Anônimo em Manuel Bandeira em 02/04/09

Adorei essa poesia da Esperança Morta. Linda como tudo o que vi por aqui...Muito obrigado, um abraço,chica
or Chica em José Antonio Jacob em 23/03/09

Maria, é sempre um grande aprendizado ler os teus excelentes textos. Parabéns e obrigada por embelezar-me a alma.Esta seleção de sonetos é merecedora de longos e efusivos aplausos.Meu carinho e minha admiração,Marise Ribeiro
Por Marise Ribeiro em Sonetos Brasileiros Populares I em 21/03/09

Ricardo, na busca de belos poemas, arrisquei clicar no seu nome. Pode crer: encontrei muito mais do que esperava.Obrigada pelos belissimos poemas e , de joelhos, obrigada pelo "Chico Mendes" e "A Pátria é o Homem".Valeu meu dia hoje!!!Emília Casas
Por Emiliana em Ricardo do Carmo em 21/03/09

Fico feliz em ser lembrada, pois fui Presidente da UBT-seção de Juiz de Fora, nos tempos do saudoso NUME(núcleo Mineiro de Escritores),quando pertencíamos, os poetas da cidade, aos dois grupos.E ainda havia a ETB(União de Trovadores de Bar).Ofereço espaço também aos trovadores de minha querida Juiz de Fora, onde , nos Anos 60/70 trabalhei na Gazeta Comercial e divulguei autores e artitas, onde tenho (ainda )tantos amigos-e recordo saudosa os que se foram-em meu blog http://trovaspequenasnotaveis.Ali, conto a história de vários episódios trovadorescos em Juiz de Fora.relembro o Programa Contraponto, do Zé carlos de Lery Gumarães, na Rádiuo Industrial, do Heitor Augisto,e tc...Sejam bem vondos, mandem-me troavas, fotos e histórias também, caso possam.Passei dez anos fora, nos anos 90,no Nordeste e no Norte e retornei a Minas em 90-para Belo Horizonte, donde haver perdido muitos contatos, que quero recuperar.Clevane Pessoa de Araújo Lopes(pessoaclevane@gmail.com)Poeta Honoris Causa pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa-para oito países Lusófonos.
Por clevane pessoa de araújo lopes em Escola Juiz-forana de Trovas em 17/03/09

Caramba...esse é o site onde mais encontrei obras dele! Muito obrigado! Adalmir Cardoso
Por Anônimo em B. Lopes em 16/03/09

Miguel Russowsky; FECUNDIDADE e TALENTO de mãos dadas.
Por Diogenes Pereira de em Miguel Russowsky em 16/03/09

Parabéns pela criação deste espaço cultural, onde a poesia popular também faz morada.Abraço,Dalinha Catunda
Por Dalinha Catunda em Patativa do Assaré em 08/03/09

Parabéns a todos pelo sucesso do blog ArtculturalBrasil, um cantinho onde podemos encontrar os mestres da poesia...Abraços  Naidaterra
Por Naidaterra em Patativa do Assaré em 03/03/09

Muito feliz essa homenagem a um poeta, ecritor, Engenheiro e ser humano sofredor, Pois naquela época um homem ser enganado era demais.... Como deve ter sofrido esse pequeno e frágil gigante da poesia.Guimarães
Por Anônimo em Euclides da Cunha em 01/03/09

Caros Amigos. Agradeço o generoso envio da página do ArtCulturalBrasil, esperando receber suas futuras atualizações. Ariovaldo Cavarzan, escritor e poeta - Campinas (SP)
Por Anônimo em Reino da Poesia em 01/03/09

Olá dotada poetisa amiga Maria Granzoto Li com verdadeiro entusiasmo os seus poemasque são uma autêntica transparência duma almade poetisa genuína que nos contagia pela força emanada nos seus eloquentes e líricos versos.Parabéns talentosa poetisa amiga.Continue nessa sua constante a oferecer-noso fruto do seu talento implícito na expressão da sua poesia. Euclides Cavaco - Canada
Por Anônimo em Tríade Juiz-forana em 01/03/09

Parabéns responsáveis por este Blog ArtculturalBrasil. Parabéns Maria Granzoto da Silva pelas brilhantes matérias até aqui apresentadas. Melhor fonte de pesquisa e consulta da internet!!! Jerônimo Josué
Por Anônimo em Patativa do Assaré em 28/02/09

Obrigada pelos comentários aqui registrados pelos leitores.
Por Maria Granzoto em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 19/02/09

Maria, tuas análises transportam-me às minhas aulas de Literatura, deixadas lá atrás na estrada da vida. Maravilhosa análise da Tríade de Poetas Juizforanos e seus diferentes estilos.Parabéns, sempre, a ti e ao ArtCulturalBrasil por nos proporcionar tão enriquecedoras atualizações.Meu carinho,Marise
Por Anônimo em Tríade Juiz-forana em 18/02/09

Parabéns editora de Literatura Brasileira Maria Granzoto da Silva pelo esclarecedor comentário sobre o soneto do Laurindo Rabelo, poeta que admiro muito.Prabéns também ao blog artculturalbrasil por publicar matéria de qualidade literária e poética na internet.Elza Valéria
Por Anônimo em Laurindo Rabelo em 18/02/09

O soneto de Laurindo Rabelo Leandro e Hero está todo permeado pela mitologia! Leandro era um jovem que residia em Ábidos, cidade situada na margem asiática do estreito que separa a Ásia da Europa. Na margem oposta do estreito, na cidade de Sestos, vivia a donzela Hero, sacerdotisa de Vênus. Leandro a amava e costuma atravessar o estreito a nado, todas as noites, para gozar a companhia da amante, guiado por uma tocha, que ela acendia na torre, para esse fim. Mas, numa noite de tempestade, em que o mar estava muito agitado, o jovem perdeu as forças, e afogou-se. As ondas levaram o corpo à margem européia, onde Hero tomou conhecimento de sua morte e, desesperada, atirou-se da torre ao mar e morreu. A história de Leandro atravessando o Helesponto a nado era tida como lendária e considerada impossível, até Lord Byron provar sua possibilidade, realizando a façanha ele próprio. Lendo e aprendendo!Maria Granzoto.
Por Maria Granzoto em Laurindo Rabelo em 17/02/09

“Jardim sem Flores”! Mais um perfeito expressar dos sentimentos humanos! A luta com a fúria da febre que precisa ser acalmada com o frio da vidraça que, na sua transparência, expõe o nada, o ninguém... O vento, com sua força, procura forçar a chegada de mais um dia de vida vazia, trazendo a noite sombria... A negação de um pretenso jardim desbotado pelas lágrimas febris de um ser que ama e por amar, sofre. Sofrer por quem se ama ou por não ser amado gera uma dor tão doída, difícil de ser explicada. Só existe para ser sentida. Ninguém a vê, a exemplo de um jardim sem flores, que somente você, Jacob, sabe traduzir! Lindamente triste!
Por Maria Granzoto em José Antonio Jacob em 17/02/09

Bom-dia Poeta! Muita luz e paz para você!Venho trazer-lhe os merecidos aplausos pelo teu "Uma temporada na Roça", onde mostra claramente e mais uma vez, que a poesia mora em teu coração.Aprendi muito, com muitos amigos aqui na internet, e com a tua poesia, eu aprendi a emprestar ternura às palavras, por mais negativas que sejam, nessa forma mágica que só você consegue. Parabéns! Que você registre em sonetos, tudo o que tem visto, sentido e vivido nessa tua temporada na roça, porque os olhos da tua alma são únicos! Conseguem ver e descrever o mundo e os sentimentos, dessa forma sensível e terna, que poucos conseguem.Meu abraço de aplausos e admiração sincera.
Por Tere Penhabe em José Antonio Jacob em 17/02/09

Recebi agora a recomendação para uma visita ao Art Cultura Brasil e estou encantada com o bom gosto e qualidade de todo o blog.Não pude deixar de me emocionar, ao ver o meu tio bisavô, Alberto de Oliveira, sendo citado, com algumas de suas poesias!Obrigada por nos oferecer um trabalho tão maravilhoso e muito sucesso!
Por Angela Stefanelli em Alberto de Oliveira em 15/02/09

Maria doce Maria!Como poderia eu não aplaudi-la?Como eu poderia não registrar meus agradecimentos pela magnífica oportunidade de enriquecer meus conhecimentos através de suas postagens sobre os fascinantes legados a nós deixados pelos exímios escritores do passado e agora pelo nosso precioso José Antonio Jacob, que merecidamente é citado em seus comentários, afinal sou a favor de que o artista merece e deve ser homenageado ainda em vida para que junto com seus leitores ele também possa se regozijar em seu coração ao saber que contribuiu com seu dom divino para que mais almas fossem abençoadas pelas riquezas do saber.Esse trabalho Tríade Juizforana tinha que ser apresentado neste espaço cultural pois tem tudo a ver com o tesouro que enobrece a alma de todos os amantes da literatura. Na minha modesta opinião nosso poeta contemporâneo José Antonio Jacob tece com fios de ouro suas ricas inspirações, eu tenho acompanhado sua ascensão no mundo poético onde ele sobe surpreendentemente cada vez mais.Parabéns a você pelo magnífico trabalho e parabéns a ele pelo privilégio de ser reconhecido ainda em vida.Sucesso a todos é o que lhes desejo de todo o coraçãoIranimel.
Por Irani Genanro em Tríade Juiz-forana em 15/02/09

Hoje recebi o convite para ler :ALMINHA deJosé Antonio Jacob.Já acostumamos aos belos sonetos do poeta, onde vai deixando na sua passagem , momentos únicos poéticos. Eu tenho o seu Livro editado Almas Raras, que o deixo aqui em cima de minha escrivaninha, pois retornar sua leitura, é tão precioso, quando um lindo alvorecer, pois tem sua alma em suas letras, meus cumprimentos ao poeta e a todos deste evento aqui feito,Efigênia Coutinho
Por Efigênia Coutinho em José Antonio Jacob em 15/02/09

José Antonio Jacob "Quanto Tempo Nos Resta? "Quantos arrebois ainda verei, não sei. Mas pela escassez do tempo que me resta são cada vez mais lindos. Abraços Dária Farion
Por Dária Farion em José Antonio Jacob em 13/02/09

Maria Granzoto,realmente gratificante receber seu artigo sobre"REPOUSO NO SITIO". Abraços Dária Farion
Por Dária Farion em Repouso no Sítio em 13/02/09

Mariaaaaaaaa! Que saudade! Estou a relembrar esses textos tão exausrivamente discutidos em nossos encontros para as atividades extensionistas! Mas que bom que bom poder revê-la de forma tão poética que você sempre foi! Enviarei para a nossa "tchurma" especial! Grande beijo! Cecília Cuerda.
Por Anônimo em Luis Fernando Veríssimo em 12/02/09

Amigos do blog do artculturalbrasil, boa noite! Recebo feliz o link para visitar a página de Solange Rech. Parabéns pela edição do grande poeta e amigo Solange. Sim, eu disse grande amigo, porque mesmo não estando neste plano, as vibrações continuam. Segundo Santo Agostinho, a morte não é nada, apenas passamos para o outro lado do caminho.Parabéns pelo blog, está muito bonito e riquíssimo de conteúdo. Um grande abraço. Glória Guedes
Por Anônimo em Solange Rech em 12/02/09

Excelentes trovas. No entanto, fujo da sequência para editar uma trova paulista de jogos florais.

Neste abraço em que te aperto
com a beatitude de um monge;
sinto o meu amor tão perto,
minha esperança tão longe.

Nilton da Costa Teixeira (montealtense de Ribeirao Preto)
Por Anônimo em Escola Juiz-forana de Trovas em 07/02/09

Profª Maria e querida mestra! Já um ano nos separamos, mas fico feliz em vê-la "bombando" no mundo literário, que é um dos seus fortes e que me fez abraçar a Literatura!Cíntia Bertonceli
Por Anônimo em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 07/02/09

Outro esplêndido sonetista. Talvez tenha sido um dos poetas que melhor cantaram o amor e a mulher. Muito bom, realmente. Como é gratificante saber que temos, neste blog, um pouco de cada bom poeta, onde possamos recordar de poemas dos quais até já tínhamos esquecido. Parabéns aos organizadores por tão feliz ideia. Humberto Rodrigues Neto.
Por Anônimo em Luiz Delfino em 07/02/09

Este é, na minha modesta opinião, um dos maiores poetas brasileiros, que eu já lia nos meus tempos de ginasiano. Sentimental e lírico por excelência,levava quase ao exagero a perfeição dos seus sonetos. É deveras gratificante ler o que ele escreve.
Por Anônimo em Raul de Leôni em 07/02/09

Oi, Maria Granzoto!
Tudo muito bom. Muito conteúdo pra ser visitado sempre. Abraços, Edmirwww.veropoema.net 
Por Edmir em Luis Fernando Veríssimo em 06/02/09

PARABÉNS TALENTOSA AMIGA....bJS Zena.
Desculpe a falta de retorno. Desde dezembro estou ausente da net. Venho esporadicamente aqui.: blog ArtCulturalBrasil
Por Anônimo em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 04/02/09

Fita com fé e coragem / teu rosto diante do espelho, /que o inverso da tua imagem / pode te dar bom conselho.(José Antonio Jacob) Todas as trovas dessa página são de encantar qualquer um, mas esta de Jose antonio Jacob,vai ficar gravada na memoria. Parabéns ao poeta. Beá
Por Anônimo em Escola Juiz-forana de Trovas em 04/02/09
 
Blog literário maravilhoso, com certeza um dos mais bem elaborados na internet brasileira. Recomendarei estas leituras aos meus alunos e companheiros das lides poéticas.Com admiração.Delmira
Por Delmira Palhares em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 04/02/09
 
Ilustre e querido poeta José Antonio Jacob, sou sua admiradora  fã número 1. Coleciono com muito carinho toda sua poesia. "Almas Raras" é o meu amado livro de cabeceira. Parabenizo o blog artculturalbrasil por nos proporcionar ler um ícone da poesia brasileira, um mito, ainda em vida. Que Deus lhe proteja com muitos anos de vida para o bem da nossa poesia.Com emoção e felicidade, sei que você vai ler estas minhas linhas e saber que eu existo, deixo meu carinhoso abraço (que gostaria de dar pessoalmente, quem sabe um dia?) Elza Valéria
Por Elza Valéria em José Antonio Jacob em 04/02/09

Maravilhoso o escrito sobre o amor silencioso. Obrigado por integrar e motivar a poesia na vida e a vida na poesia.Um abraço.Prof. Joaquim
Por Anônimo em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 28/01/09

Parabéns Lygia! Para bom entendedor, meia palavra basta! Permita-me destacar : " Na Europa desse mesmo tempo, o descabelado romantismo já estava cansando. Com o fim do ideal clássico, o homem fora eleito o novo modelo do ideal de beleza. E daí? Esgotada a taça do intimismo lírico, a tendência foi fazer uma pausa na avaliação dos exageros da intuição e da fantasia. Lord Byron e Goethe, Leopardi e Shelley, Heine e Musset, Victor Hugo e tantos outros já davam sinais de enfaro.Mas aqui, nas lonjuras, a revolução estava apenas começando.'Maria Granzoto
Por Anônimo em Lígia Fagundes Telles em 20/01/09

Maria , Que maravilha !!!Acabei de ler a sua poesia " Amor em silêncio" . Parabéns !Sempre soube do seu talento. Que Deus a abênçõe , iluminando cada vez mais esta sua sensibilidade de escritora .Com carinho , Cleide.
Por Anônimo em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 19/01/09

Maravilha todo este espaço, parabens.
Indicarei nas minhas páginas.Beijabraçõeswww.luizalbertomachado.com.br
Por Luiz Alberto Machado em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 19/01/09

Boa noite,Muito obrigado por ter enviado o link. Graças a ele tomo contacto com a cultura viva Brasileira. Serei um seguidor atento. A poesia não escolhe pátria! Mas, é na língua de Camões e Pessoa que os poetas brasileiros e portugueses melhor se entendem. Muito obrigado,Rogério Martins Simões
Por Poemas de amor e dor em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 18/01/09

Sou sua fã muito antes de dizerem que eu era capaz de fazer poesias...rs, ainda não creio nisso, mas é sempre muito bom lê-lo, suas poesias entram através da pele e lá ficam, agitando, por muito tempo ainda depois de se ter acabado a leitura.Um abraço e parabéns.
Por Anônimo em Affonso Romano em 16/01/09

Meu querido poeta Jacob! Você sabe, na medida certa, quão grande é a minha admiração por você! Eu diria até veneração! Passei a manhã de hoje com "O Vira-Lata", soneto de sua autoria que nos provoca gama de sentimentos inenarrável! Escrevi todos os sentimentos que me brotaram desse poema! Encaminhei meus singelos comentários a você!Espero que goste! Obrigada por sua existência!Com imenso carinho,Maria Granzoto
Por Anônimo em José Antonio Jacob em 16/01/09

Caríssimo Poeta Jacob, não vou fazer comentários nem análises de sua obra, pois Maria Granzoto e outros tantos estudiosos já o fizeram com maestria. Suas criações estão aqui para serem sentidas e abraçadas por nós, por isso deixo-lhe minha admiração, meu respeito e meu eterno aplauso.Parabéns e obrigada por nos presentear com a mais pura beleza poética!Carinhosamente,Marise Ribeiro
Por Marise em José Antonio Jacob em 16/01/09

Adorei, um blog muito bem representado.Beijo
Por Conceição Bernardino em Cruz e Sousa em 15/01/09

Maria, a grandiosidade não vem apenas em compartilhar o saber, mas principalmente ultrapassar obstáculos, superar dores e lágrimas, para ofertar conhecimento com o sorriso incrustado nas palavras. Parabéns, minha querida, pelo espaço, pela beleza dos poemas de sua autoria e pela maestria na análise do soneto do Poeta Jacob. Meu carinho e minha admiração,Marise Ribeiro
Por Marise Ribeiro em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 14/01/09

parabéns pela sensibilidade em abrir espaços como esse! um grande beijojackson
Por Anônimo em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 13/01/09

Maria!É no silêncio que o belo se expõe.....As palavras tomam seu corpo verdadeiro. Luz...energia....Além de tudo, trazem paz....amor....carinho.Parabéns pelo trabalho....Adilson
Por Anônimo em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 12/01/09

Minha muito querida e ilustre amiga Maria Granzoto:Seu talento,já nosso conhecido,transborda em felizes e coloridas bolhas voadoras ,que esplodem palavras sábias,palavras doces,palavras amigas,às vezes,palavras tristes,palavras escritas com as letras da saudade,do amor antigo,autêntico,pleno de uma sinceridade que o mundo de hoje só conhece de "ouvir falar".....porque desmereceu,porque se perdeunos meandros do interesse,onde cada gesto representa algum valor grudado numa etiqueta imaginária,que desconstruiu a graça pura da amizade,organizou um importante velório para as risadas antigas e à toas,enterrou o respeito e anunciou a nova ordem da frieza......AINDA BEM que alguns espécimes sobreviveram,não calaram seu Saber e não aniquilaram seu Ser....e corajosamente,falam,escrevem e sopram,sopram,sopram suas maravilhosas bolhas voadoras,que hão de esplodir palavras, juntar-se em páginas,comporlivros,resgatarvalores,traduzir-se em pensamentos novos e atitudes lúcidas,para um novo tempo e para um novo homem.Meu abraço,sempre. Vera Perez
Por Anônimo em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 11/01/09

Maria,querida!Você sozinha já é sensacional, mas trazendo Jacob, a coisa fica pra lá de especial. O que dizer a dois "Monstros Sagrados" que só enfeitam a minha telinha? Que vcs. tem magnetismo pessoal que se reflete no espelho do interior alheio? Isso é CARISMA! Parabéns amados amigos. Que Deus os abençoe. Um super abraço da fã, Iranimel.
Por Anônimo em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 10/01/09

Olá, Teca. Obrigado por várias satisfações que você me proporcionou ao convidar para conhecer essa nova casa de poetas. Gostei do seu espaço e fiquei feliz e honrado por ter colaborado com as minhas despretensiosas letrinhas para essa iniciativa sua e do José Antonio Jacob de dar mais asas às poesias. Parabéns pela sua página e pelos seus excelentes poemas aqui hoje publicados. Já em outras oportunidades manifestei a minha admiração pelas poesias que você escreve. Foi também um prazer ler aqui textos de Rosa Pena, autora sempre talentosa. Ao J.A Jacob, autor de sonetos inspiradíssimos e belos, seu conterrâneo, cuja obra passei a conhecer e admirar a partir de alguns sonetos que você me encaminhou, cumprimento-o e parabenizo-o. Desejo a todos sucesso nessa iniciativa e felicidade em 2009. Abraços. Boa noite. Marco.
Por Marco Bastos em Teca Miranda - Poetrix em 09/01/09

Teca... obrigada por compartilhar. Adorei ler você e contigo estar. Beijo/ rosa
Por rosa pena em Teca Miranda - Poetrix em 08/01/09

Querida,como é bom saber que, agora, você está com tempo para mostrar o que sabe. Não está presa a atividades burocráticas que enjaulavam este seu saber. Pode nos presentear com sua arte. Obrigada.Graça
Por Maria das Graças em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 08/01/09

Parabéns pelo blog. Amei o que escrevestes, Maria.Beijos no coração.Saudades.Andressa
Por Anônimo em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 08/01/09

Meus parabéns pela iniciativa. Nós precisamos de pessoas que valorizem e perpetuem nossa língua e nossa história. Sei que você tem valores de sobra para dar continuidade a essa tarefa além do que, gostar de dividir com os amigos.Sempre em frente!!!!Abraços Madé
Por Anônimo em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 08/01/09

Parabéns pela iniciativa.Em um país onde temos pouco espaço para a divulgação da cultura e da literatura, se faz necessário blogs como este onde podemos ler e deixar nossas opiniões.
Por Vinicius em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 07/01/09

Maria!Como sempre manuseando as palavras com carinho, amor e sensibilidade. AMOR EM SILÊNCIO...Magnífico e lindo. A admiro muito e sabes o carinho imenso que tenho por ti!Vc foi muito importante na minha vida...ou melhor UM ANJO!SAUDADES!
Por Rosaria em Maria Granzoto - Primeiras Palavras em 07/01/09



ArtCulturalBrasil agradece as mensagens recebidas